Este é o início de uma brincadeira que vamos ver aonde vai dar! Pretendo postar dicas e truques da cozinha, bem como receitas e indicações de produtos aos quais eu utilizo e aprovo, bem como trocar idéias e falar sobre experiências gastrônomicas. Seja bem vindo a essa brincadeira!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010
CEIA SOLIDÁRIA
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
CURTINDO A GASTRONOMIA DE SÃO PAULO
Este fim de semana fui a São Paulo assistir ao show do Jamiroquai, que diga-se de passagem é excepcional, não é um show como os outros em que você curti o seu atista preferido cantando no palco e basicamente levanta a mãozinha, bate palma ou pula no mesmo lugar. Na verdade é uma grande balada a céu aberto, Jay Kay e Banda (pra quem não sabe Jay Kay é o nome do vocalista da banda) simplesmente empolgam a pista com suas baladas animadas.
Pois bem, isso aqui não é um blog para falar de balada, então vamos ao que interessa.
Uma vez em São Paulo, que para quem não sabe é hoje o maior centro gastronômico do mundo, no que se refere a número de casas especializadas em gastronomia existentes numa mesma cidade, nada mais justo que aproveitar para conhecer um novo lugar, e provar seus pratos.
Comecei meu roteiro indo a um restaurante japonês chamado JAM WAREHOUSE (R. Lopes Neto, 308 - Itaim Bibi - Oeste. Telefone: 3473-3273), galera, simplesmente excelente, preço justo e comida muito bem feita. Comi um Sashimi de barriga de Salmão, num molho especial de shoyo + gengibre + tabasco, com cebolinha e batata frita (isso mesmo, batata frita) pra mim foi o campeão da noite! Além do sashimi, comi um Ceviche, de atum e salmão, que assim como o primeiro prato deixou saudade e para finalizar um Guiosa de salmão defumado, só me decepcionou pela quantidade, porque deixou vontade de comer mais. Rs... Tudo isso regado a garrafas de Sakê artesanal da casa (recomendo pedir o clássico, pois a diferença entre ele e o Premium é mínima mas o valor do último é quase o dobro do primeiro) que sem sobra de dúvida foi o melhor Sakê que já tomei.
Depois fui para o Café de la Musique, mas aí já era uma maratona etílica, então vamos pular essa parte! Hehehe...
No dia seguinte acordei 12:00 e fui direto almoçar no Shopping Cidade Jardim. Lá resolvemos almoçar em uma lanchonete de comida árabe chamada ESPAÇO ÁRABE, comi um Kibe Crú honesto, nada demais.
A noite fomos ao Show por isso demos uma pausa no roteiro gastronômico.
Na manhã de domingo, após um show excepcional e uma bela noite de sono nada melhor do que tomar um café da manhã reforçado, afinal de contas ia pegar estrada logo após o café, então descartamos o café do hotel e fomos para a padaria BELLA PAULISTA (Rua Haddock Lobo, 354 - Cerqueira Cesar - São Paulo/SP - fone: 3214-3347 / 3214-4520). Pedi o sanduíche Jardins (Ciabata, Presunto di Parma, Mussarela de Búfala, Tomate Fresco, Molho Mostarda e Rúcula), achei que seria um sanduíche básico como pode ver pelos ingredientes, mas em São Paulo quase nada é básico, como podem ver na foto abaixo, ele era GIGANTE, vinha partido em 3 pedaços, e era muito bom, um Desjejum/Almoço de respeito!
É São Paulo ainda está anos luz do resto do país quando se fala em gastronomia. Tirando alguns expoentes da gastronomia encontrados nas outras cidades do país, é quase impossível encontrar uma variedade tão grande de bons estabelecimentos numa mesma cidade.
Então quando for a São Paulo não deixe de se aventurar!
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
VINHO É COMO COCA-COLA!
domingo, 12 de setembro de 2010
LARICA DA MADRUGADA
Mas como de praxe não achei nada pronto na geladeira que me animasse, então vasculhando os temperos e poucos ingredientes existentes na geladeira, achei alguns ovos caipiras de verdade, daqueles que se falassem diriam "Uai sô, cê tá bão!", um pedaço de queijo minas legítimo, comprado de um senhorzinho de quase 90 anos que ainda produz ele mesmo de forma artesanal aqui no interior de minas, um pedaço de uma peça de presunto cozido, aquele simples mesmo do nosso dia-a-dia, uma cebola e no meio dos temperos um pacotinho de Cury amarelo em pó.
Então resolvi ressuscitar um "clássico" da minha cozinha pessoal. Uma receita simplória, mas com um sabor marcante que talvez por isso tenha virado um "clássico" da minha cozinha particular. Trata-se de um Omelete Oriental.
Omelete Oriental?!?!?! Você deve estar se perguntando. Na verdade dei esse nome por causa dos ingredientes que utilizo. Apesar de serem simples, dão um sabor...!
Fica a dica, afinal de contas de madrugada, com sono mas precisando fazer uma boquinha essa pode ser a salvação.
OMELETE ORIENTAL
Ingredientes:
• 2 ovos
• 1/2 cebola cortada finamente na longitudinal (Putz falei bunito agora, tô gastando com vocês hein!)
• 1 pedaço de queijo minas ralado, aproximadamente 150g
• 1 pedaço de presunto cozido da sua preferência ralado, de aproximadamente 150g também
• 1 colher de sopa de Cury amarelo em pó
• Sal a gosto
Modo de Preparo:
Vamos ao modo de preparo da receita, mas confesso que você pode fazer da sua maneira eu sou um cara muito chato cheio de manias e careca, então não vai seguindo a minha idéia fraca não, porque de madrugada ninguém merece!
1. Separe as claras da gema, e bata as claras em neve até atingirem o ponto firme (falei que eu tenho ideia de girico, quem é que quer bater clara em neve na mão as 03:45 da manhã, só essa anta aqui mesmo).
2. Em outra vasilha misture o queijo, o presunto, a cebola e o cury. Misture bem.
3. Bata as gemas e junte aos demais ingredientes, misturando bem.
4. Agora coloque um fio de azeite generoso em uma frigideira com o fogo baixo, só para ir esquentando.
5. Enquanto a frigideira esquenta, misture os ingredientes da segunda vasilha com a clara em neve, mas mexa com delicadeza (pelo amor de Deus, as 03:45 pedindo pra mexer com delicadeza, devo ter problema mesmo), para as clara em neve não se desfazer.
6. Agora é só jogar a mistura na frigideira que já deve estar quentes, deixar dourar de um lado (aproximadamente uns 2 minutos), virar e deixar dourar do outro.
7. Está pronto, agora é só se deliciar!
Espero que vocês aprovem este meu "clássico".
PS: Me desculpem, mas de madrugada depois desse trabalho todo em plena madrugada a foto ficou para a posteridade! Rs...
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
DICAS
terça-feira, 3 de agosto de 2010
BRUSCHETTA AL POMODORO
Agora voltando de verdade ao normal!!!
Eu sei que prometi voltar ao normal a algum tempo atrás. Rs... É verdade, mas não vou ficar aqui tentando me desculpar, porque por mais que existam "N" motivos para eu não ter atualizado nosso meio de comunicação, a verdade é que eu fui relapso, preguiçoso, e guloso, pois fiz várias receitas, mas não tirei fotos e por este motivo acabei não postando aqui nenhuma recitinha para nós.
Pois bem, mas não brigue, ralhe ou ofenda este pobre blogueiro de me tigela, prometo tentar ser mais freqüente com minhas atualizações.
E pra começar essa minha promessa, segue uma receita da minha Bruschetta al Pomodoro perfeita, prefeita para o meu gosto é claro, acho que se você não gostar, faça as alterações que achar necessária até descobri a sua recita perfeita!
Forte abraço a todos e mãos a obra!
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Voltando ao Normal!
Finalmente achei o cabo para baixar as fotos e hoje mesmo pretendo postar 2 post´s pra poder compensar o tempo sem post´s.
Bem é isso.
Grande abraço a todos.
segunda-feira, 31 de maio de 2010
A Não atualização recente do Blog.
terça-feira, 11 de maio de 2010
VAI UMA SOPA?
sexta-feira, 7 de maio de 2010
DIA DAS MÃES (uma sugestão de cardápio)
ENTRADA DO DIA DAS MÃES
• 1 xícara (chá) de repolho roxo processado;
• 1 talo de salsão em tiras finas;
• 300g de peito de peru defumado em tiras.
• 2 potinhos de 200ml de iogurte natural;
• 1colher (sopa) de mostarda;
• Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto.
PRATO PRINCIPAL DIA DAS MÃES
SOBREMESA DIA DAS MÃES
terça-feira, 4 de maio de 2010
UMA RECEITA DE FINGER FOOD
SOPA FRIA DE TOMATE COM CENOURA
Tempo de preparo: de 20 a 30 minutos de fogão + 2 horas de geladeira.

Rendimento:12 porções
Ingredientes:
-
1 colher de sopa de gengibre
-
2 colheres de sopa de azeite de oliva
-
5 tomates médios maduros firmes e picados
-
1 cenoura média picada
-
1 Lt de caldo de legumes
-
2 colheres de chá de sal
Modo de Preparo:
1. Numa panela, refogue o gengibre no azeite de oliva. Junte os tomates picados, a cenoura picada, o caldo de legumes e o sal. Cozinhe por 20 minutos ou até os legumes ficarem macios. Retire do fogo e, assim que amornar, bata no liquidificador.
2. Em seguida, passe a sopa por uma peneira de malha fina, aparando numa tigela, e leve para gelar por 2 horas. Sirva em pequenos copos ou taças com cubos de melão.
(Fonte: Revista Menu - http://revistamenu.terra.com.br/edicoes/107/artigo63509-1.htm)
VOCÊ CONHECE FINGER FOOD






quarta-feira, 28 de abril de 2010
Mais uma série de dicas
PÃO DE QUEIJO
- 1 quilo do polvilho azedo;
- 1 copo (250 ml) de água;
- 1 copo (250 ml) de óleo;
- 1 copo (250 ml) de leite;
- 4 ovos;
- 1 colher de sobremesa rasa de sal;
- 400 gramas de queijo minas meia cura.
Modo de Preparo:
- Coloque todo o polvilho em uma vasilha.
- E em uma panela coloque o óleo, a água o leite e o sal e deixe esquentar, depois despeje a mistura sobre o polvilho para escaldar.
- Acrescente os ovos, e vá sovando até virar uma massa homogênea.
- Acrescente o queijo e misture sem sovar.
- Unte as mãos para enrolar as bolinhas e coloque no forno quente.
BOMBONS FOLHADOS DE CHOCOLATE
Ingredientes:
- 1 pacote de massa folhada laminada (300g)
Recheio:
- 200g de recheio de brigadeiro ou beijinho
- ⅓ xícara (chá) de coco ralado
Cobertura:
- 250g de cobertura de chocolate ao leite
Modo de Preparo:
- Descongele a massa folhada laminada conforme as instruções da embalagem. Leve uma panela ao fogo com recheio de brigadeiro ou beijinho até aquecer. Misture o coco ralado e deixe esfriar.
- Divida o recheio em 4 partes. Enrole cada uma das partes produzindo 4 rolinhos de 25cm de comprimento.
- Abra a massa e corte em 4 tiras de 10cm de largura. Com um pincel, unte levemente com água as laterais da massa e coloque os rolinhos de recheio no centro. Dobre a massa cobrindo o recheio e pressione as laterais umedecidas para colar.
- Corte em 8 pedaços iguais (o corte pode ser paralelo ou cônico). Asse em forno pré-aquecido (200 ºC), por aproximadamente 25 a 30 minutos e deixe esfriar.
- Derreta a cobertura de chocolate e cubra os bombons de massa folhada.
CARRÉ DE CORDEIRO COM ERVAS FRESCAS (para 6 pessoas) :
Ingredientes:
- 4 carrés de cordeiro (aproximadamente 500g cada);
- sal e pimenta-do-reino;
- ervas frescas picadas (tomilho, salsa crespa, hortelã);
- 4 dentes de alho picados;
- 1 kg de mini-cenouras;
- 1 talo grande de alho-poró picado;
- azeite extra-virgem.
Modo de Preparo:
- Limpe os carrés, retirando o excesso de gordura. Faça o tempero misturando as folhas de tomilho com a salsinha e o hortelã. Acrescente sal, pimenta-do-reino e o alho picado. Acrescente azeite de oliva e misture bem.
- Pincele os carrés com o tempero preparado e coloque em uma assadeira. Leve ao forno pré-aquecido forte, até que cheguem ao ponto desejado.
- Enquanto isso, aqueça partes iguais de manteiga e óleo em uma frigideira.
- Acrescente o alho-poró e tempere com sal e pimenta. Deixe dourar um pouco e acrescente as mini-cenouras. Salteie por 2 ou 3 minutos. Corrija o sal e sirva com os carrés.