terça-feira, 4 de maio de 2010

VOCÊ CONHECE FINGER FOOD

Quem foi que disse que comer com as mãos é um hábito anti-higiênico?
Comer com as mãos é uma prática comum em todo o mundo. Basta lembrar as comidas de rua: pastel, empadinha, cachorro-quente, entre outros.
É lógico que não se pode generalizar, mas hoje temos uma tendência na gastronomia chamada Finger Food que traduzindo na literalidade seria alimento de dedo ou comida para se comer com os dedos.
Está tendência vem trazer aos salões da sociedade um novo hábito o de comer com as mãos, o que é feito através de canapés e "comidinhas" servidas por meios que não necessitem de nenhum talher para que sejam degustados em uma só mordida. Geralmente, são mini quiches, mini vol-au-vents, mini bruschetas entre outros.
O Finger Food chegou com força total, inclusive em eventos mais formais como casamentos, coquetéis de posse de autoridades e formaturas.

A forma de servir o Finger Food pode ser considerada uma obra de arte a parte, o que acaba por dar um toque de sofisticação, e aí, é só usar a imaginação. Por exemplo. Para servir um risoto de brie com alho-porró ou um tartar de foie gras, você pode usar uma colher de louça, conhecida por alguns como colher japonesa, agora para servir um escondidinho de carne de sol com purê de batata baroa, você pode usar cumbuquinhas de porcelana, cobre ou ferro. Já as saladas podem ser servidas em pequenas taças martini, copinhos de tequila ou até mesmo aquele simples copinho de cachaça, que além de ser inusitado acaba por dar um ar de sofisticação ao prato apresentado. Ou seja, a imaginação e criatividade são as palavras de ordem nesse modo de servir.
Você sabe como o Finger Food surgiu?
Há quem diga que a atriz Joan Collins, conhecida pelo seriado Dinastia, foi quem inspirou tais pratos. Sua tamanha vaidade a fazia pedir pequenos aperitivos, ao invés de grandes refeições, para conseguir comer com os dedos e assim não borrar o batom.” (Fonte: Guia da Semana - http://www.guiadasemana.com.br )
A grande vantagem do Finger Food é que em um único jantar podemos provar vários pratos e sabores em apresentações inusitadas, por meio destas pequenas porções.

2 comentários:

Luis Augusto Sant Anna Amorim disse...

Kiko do RN,

Me desculpe, mas ainda não estou dos mais familiarizados com o sistema do Blogger, você me madou um comentário solicitando informações de onde encontro os utensílios em acrílico para servir Finger Food, mas sem querer eu apaguei.

Aqui em Belo Horizonte, existem algns locais especializados no comércio de plásticos e seu derivados, e neles eu acho de tudo, colheres tipo japonesas, mini-pratos pequenas taças, essas coisas. Em BH encontro normalmente esse tipo de material nos seguintes lugares:
- EMBOL
- PLASTILEO
- 1001 FESTAS

Sei que em São Paulo você encontra mais fácil, mas não sei o nome das empresas que comercializam este tipo de produto não.

Uma dica que te dou é ir na EQUIPOTEL de São Paulo, que acontece nos dias 12,13,14 e 15 de setembro deste ano. Todas as vezes que fui lá encontrei este tipo de material além de novidades que pude introduzir no meu antigo Buffet.

Espero ter te ajudado!

Grande abraço

Fernanda Zanetti disse...

Olá, a empresa Jo Decor tem lindas louças para fingers. O contato é fabio.jdecor@gmail.com
São peças lindas, coloridas e com alta qualidade, todas importadas e com preço otimo!!!
Entre em contato.