terça-feira, 11 de maio de 2010

VAI UMA SOPA?

O frio está batendo na janela e como ninguém é de ferro, que tal uma sopa?

Eu particularmente gosto muito de aspargos, tanto os frescos como os em conservar, apesar do sabor entre os dois ser completamente diferente. Para quem não sabe os aspargos são “flores”, da família dos lírios e é bastante apreciado, particularmente na cozinha inglesa, alemã e francesa. Tem um sabor delicado, poucas calorias e é particularmente rico em ácido fólico, além de ter propriedades diuréticas.
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Asparagus_officinalis)

Eu tenho um gosto especial pelos aspargos, muito por um fator afetivo. Minha avó paterna, a qual não cheguei a conhecer, dizem fazia uma sopa de aspargos de se comer de joelhos, para meu pai e meus tios se deliciarem quando o tempo ficava mais frio. Diga-se de passagem, que devia ser uma coisa bastante freqüente tendo em vista que ela, meu pai e meus tios são oriundos de Januária uma cidade ao norte de Minas Gerais aonde o termômetro abaixo de 24°C já é tido como frio. Pois bem, então meu pai durante toda a minha infância fazia para mim e minha irmã está sopa quando o tempo ficava frio, o que acabava por me conectar com a minha avó e me trouxe muitos momentos felizes, com a família toda reunida em volta da mesa para saborear está delícia.

Espero que gostem desta receita de família.

SOPA DE ASPARGOS

Ingredientes:

• 3 vidros de Aspargos em conservas (partir o aspargo em 3)


• 1 cebola grande picada


• 1,5 Kg de Chã de Dentro



• 2 latas de creme de leite



• 2 cubos de caldo de carne


• 1 copo de 300ml de leite integral


• Óleo


• Sal e pimenta à gosto


• 2 colheres de sopa de Maizena

Modo de preparo:

1. Cortar a carne em cubinhos e refogue na panela pré-aquecida com o óleo.


2. Após secar o sumo que sai da carne, colocar água fervente até cobrir toda a carne e juntar a cebola picada.


3. Repetir este processo mais uma vez, sempre repondo com água quente.


4. Na Segunda e última reposição de água, colocar o caldo de carne em cubos, os aspargos cortados e o leite.


5. Deixe cozinhar por aproximadamente 20min. e depois engrosse a sopa com a maizena.


6. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite sem o soro. Sirva em seguida.

Nenhum comentário: