quinta-feira, 23 de setembro de 2010

VINHO É COMO COCA-COLA!

Muita gente gosta de vinho, uns preferem os tintos, outros os brancos e de alguns anos para cá temos os defensores dos roses (que antes eram renegados por serem a mistura de uvas tintas e brancas). Além do tipo de vinho, existem os defensores das uvas do velho e do novo mundo. Mas este post não é para discutirmos a natureza filosófica, genética ou até mesmo biológica do vinho.



Na verdade quero trocar uma idéia com vocês sobre um papo que bati a alguns anos com um amigo enólogo. É isso mesmo um amigo que ganha à vida fazendo harmonizações e degustando vinhos (reparem que disse degustando e não bebendo, pois a diferença entre degustar e beber é gigante, mas também não vamos discutir isso neste momento), e que, diga-se de passagem, é muito respeitado em sua área. Por este motivo vou deixar o nome dele de lado, pois talvez o que ele me disse possa soar como “ridículo” ou até mesmo “absurdo” pelos famosos ENOCHATOS, e a fim de preservá-lo prefiro assim.



Pois bem, na conversa que tive com este amigo, numa deliciosa tarde de sábado numa região serrana, começamos a discutir sobre qual vinho combina com o que. No fim de várias divagações sobre com quais comidas o vinho tinto melhor se adapta de acordo com a uva, combinação de uvas, acidez, tanino e etc, ele me resolveu simplificar as coisas pra mim.



Então ele me disse:



“Você gosta de Coca-Cola?” – aquela pergunta me pareceu um tanto quanto estranha no meio daquela conversa, mas consenti com a cabeça dizendo que sim.



“Pra você Coca-Cola combina, com aves, peixe, carne vermelha e frutos do mar?” – novamente me assustei coma pergunta, mas voltei a consentir com a cabeça.



Então ele veio com a bomba!



“Vinho é como Coca-Cola!” – na mesma hora toda a conversa que tínhamos tido antes deu um nó na minha cabeça e eu fiquei com uma cara de tacho olhando para um cara que até aquele momento eu confiava e dava credibilidade como grande enólogo e estudioso de vinho.



É isso mesmo até aquele momento, pois depois de uma declaração tão absurda toda a credibilidade dele para comigo se foi.



Ele me vendo tão descrente com a declaração resolveu me explicar.



“Luis, você tem que descobrir que tipo de vinho você gosta. Se gosta de tinto ou de branco, se prefere a uva Shirá, Cabernet Sauvignon, Camernere, Chardonay, Malbec, Merlot ou outra, depois de descobrir qual tipo e qual uva você prefere, começa a parte mais divertida, que é a de provar várias garrafas de vinho para descobrir qual a vinícola produz o tipo de vinho que gosta, com a uva que você mais gosta e com o equilíbrio de aroma, acidez e tanino que mais te agrada. Aí você achou a sua Coca-Cola!”



Fiquei surpreso com a comparação, confesso que neste instante comecei a voltar a dar credibilidade a ele.



Então ele finalizou dizendo:



“Cada pessoa tem um paladar e é um erro dizer que a combinação do vinho “A” com o prato “B” é perfeita. Pois esta combinação é perfeita pra mim mais pode não ser pra você! Mas quando você descobrir o “SEU” vinho, qualquer que seja o prato combinará perfeitamente com ele, seja uma ave, um peixe, uma carne vermelha ou frutos do mar.”



Assumo aqui que depois que comecei a ver o vinho como algo de gosto particular não devendo ser ditado por outra pessoa tenho me divertido muito mais nas minhas aventuras enogastronômicas e conseqüentemente tenho tido cada vez mais prazer em descobrir novas combinações.



Então fica aí a dica, beba seu vinho como você bebe sua “Coca-Cola”, te garanto que vai passar a ser muito mais divertido desbravar o mundo enogastronômico.



Boas descobertas.

Nenhum comentário: