domingo, 24 de julho de 2011

Seja BENVINDO

No último dia 14 resolvi experimentar o “Menu Bistronômico” (Menu Degustação) do restaurante Benvindo, que fica no bairro de Lourdes em Belo Horizonte.

Confesso que já tinha provado algumas coisas feitas pelo Chef Paulo Henrique Vasconcellos, pois possuímos alguns amigos e conhecidos em comum. Este ano mesmo ele foi responsável pelos petiscos servidos na despedida de solteiro de um dos meus melhores amigos.
Mas voltando ao foco, na quita-feira do dia 14 último, resolvi conhecer o Benvindo, e já me surpreendi logo na chegada. Fui recepcionado por um funcionário da casa extremamente polido e bem educado (o que não devia ser surpresa, mas tratando-se de restaurantes fora de São Paulo é sempre surpresa), a decoração da casa e a luz indireta que faz uma penumbra no ambiente, mas sem deixar muito escuro me trouxe de imediato uma sensação de conforto e bem estar.  Acredito que tais sensações se devem ao cuidado do Chef Paulo Vasconcellos em idealizar um ambiente sofisticado, porém despojado, sem criar aquele ar de aristocrático. Ou seja, um ambiente que te dá boas vindas. Talvez tenha sido pensando nisso que ele tenha dado o nome de Benvindo ao bistrô/restaurante.
Como dito acima saí de casa já com o intuito de provar o menu degustação da casa. Então consultei o sommelier quanto a qual bebida combinaria melhor com minha escolha, e após algumas opções ventiladas optei por um espumante nacional que já conheço e particularmente gosto muito o Cave Geisse Brut, que se provou um ótimo casamento com os pratos servidos, pois em nenhum momento sobressaiu sobre a estrela principal (os pratos) mas se fez presente a todo momento, sendo um coadjuvante perfeito.
O jantar começou com um Caldo de Milho que foi servido de entrada, estava temperado na medida certa, sem pimenta a mais ou a menos e sal na medida certa, casando perfeitamente com a noite fria que fazia. Trouxe assim um calorzinho que reconfortava e confesso que me fez ter vontade de pedir uns 4 de tão bom. Mas a noite ainda me reservava outras boas surpresas.
O primeiro prato foi uma Muquequinha de Siri com Farinha de Limão, e o que é isso?!?! Hahaha... O casamento entre frutos do mar e limão já é um velho conhecido de todos e podemos chamar de clássico, pois conheço pessoas que odeiam limão, mas quando junto a frutos do mar e peixes de água salgada não abrem mão, uma vez que a acides do limão casa de forma perfeita com o sabor destes alimentos. Agora farinha de limão pra mim foi uma novidade e uma ótima novidade, pois a farinha preserva o sabor cítrico do limão, mas sem deixar ser excessivamente ácido e quando misturado a muquequinha, trouxe textura e sabor. A muquequinha estava perfeita, úmida, temperada na medida, sem deixar que nenhuma das especiarias ou temperos sobressaísse, ou seja, minha experiência gastronômica no Benvindo estava sendo perfeita.
O prato principal um Escalope de Filet com Purê de Mandioca e Cogumelos Grelhados, foi pra mim o prato menos surpreendente, mas nem por isso menos apreciado. O filet estava simplesmente no ponto ideal, suculento, rosado, e com um sabor marcante, feito de forma impecável. O purê de mandioca tinha uma textura incrível, sem aquela viscosidade excessiva normalmente existente nos purês de mandioca devido ao excesso de amido que esta raiz possui. Bem temperados, os cogumelos grelhados (sou suspeito, pois cogumelos são uns dos meus ingredientes prediletos) estavam inimagináveis de tão bons, a grelha estava na temperatura ideal, pois não machucou ou mesmo alterou a consistência deles, valorizando assim o sabor já existente nos cogumelos de defumado, mas com a maciez e textura tenra características dos mesmos. Mas confesso que o molho que acompanhava o filet me decepcionou um pouco, pois parecia ser um daqueles molhos de foodservice, com sabor um tanto quanto artificial de glutamatos, acidulantes e etc. Não chegou a estragar o prato, mas sem dúvida nenhuma deixou um pouco a desejar.
Cabia então a sobremesa a responsabilidade de tentar me surpreender a ponto de superar minha decepção com o molho do filet. Confesso que essa tarefa não era fácil, uma vez que eu não sou muito fã de doces. Desta forma tentar me conquistar com um doce não é a melhor estratégia (fica a dica para as interessadas! Hehehe...). A sobremesa era um Ravióli Crocante, veio servido em um prato retangular com apenas duas unidades, uma em cada extremidade do prato seguido por riscos com calda de morango. Aí já pensei que a vaca ia pro brejo, pois tentar levantar a moral com apenas duas unidades de ravióli doce com uma pessoa que não gosta de doce pra mim era algo impensável. Sim usei o termo correto ERA, pois o ravióli era composto de duas lâminas de massa extremamente fina (acredito ser massa filo) e crocante recheada por uma trufa de chocolate amargo com crocante que casou perfeitamente com a calda de morango.
Ok, confesso que apesar de não ser fã de doces esta sobremesa superou toda e qualquer falta de interesse que possuo por doces e conseguiu com maestria recuperar a moral da noite.
Conclusão, o Benvindo é um restaurante com ambiente intimista e super agradável, com uma comida muito bem executada, e um serviço acima da média usualmente encontrada em Belo Horizonte. Por estes motivos está entre os estabelecimentos de gastronomia da cidade que eu recomendo!

Restaurante Benvindo – Rua São Paulo 2397 (Quase esquina com a Rua Felipe dos Santos), Lourdes, Belo Horizonte, MG. (31) 2515-8883. Site: www.restaurantebenvindo.com.br

Nenhum comentário: